Quem sou eu

Minha foto
São Paulo, São Paulo, Brazil
Cartões e Convites personalizados, lembranças para casamentos e afins... Artesanato em papel em geral. Bordado em pedrarias e customização de roupas.

terça-feira, 15 de maio de 2012

Customização de camisa e camisetas

Customizações

          Customização de roupas nada mais é do que transformar uma peça em outra, dar uma nova cara, um novo estilo.

          Há algumas vantagens na prática, como o baixo custo, já que geralmente, o material usado para as customizações você já tem em casa ou se for o caso, o material necessário não tem um custo alto; a exclusividade da peça é outra vantagem, pois cada peça customizada é única, como todo trabalho artesanal, e por fim, temos a questão da reciclagem, a reutilização de peças usadas, que estão guardadas a muito tempo no seu guarda-roupa e você não usa mais, ou porque cansou ou porque acha que não está mais na moda.

          Você pode customizar praticamente qualquer peça de roupa, mas com certeza as mais comuns são os jeans e as camisetas.

          Uma aplicação de renda ou um simples bordado já dá outra aparência, e uma peça despretenciosa e sem graça como uma camiseta branca, transforma-se numa roupa exclusiva e muito elegante.

          Para quem já está acostumado com a prática consegue fazer coisas realmente incríveis, como transformar peças masculinas em femininas e tamanhos grandes em tamanhos pequenos.

Vou dar alguns exemnplos:

          Esta era uma camisa do meu marido que teve um desgaste no tecido e se rasgou próximo ao braço nas costas. Não tinha como concertar então resolvi em transformá-la numa camisa feminina para usar com legging.
          Costurei um tecido de renda nas costas pegando justamente nos pontos que estava rasgado e depois vazei deixando aparecendo apenas a renda.
          Na frente fiz uma faixa mais estreita, logo abaixo da gola, também com renda.
          Foi necessário cortar as mangas, já que meu marido tem 1,80m de altura e eu só tenho 1,54m, a diferença era realmente grande, cortei a diferença e costurei um punho feito com a mesma renda.
                                                   Como a camisa também era mais larga do que eu, costurei um passa fita com uma fita de cetim na cintura, para ajustar e fazer um leve franzido.
                                                   Deu muito charme à peça.


          Minha cunhada chegou aqui em casa na semana passada com três camisetas brancas da minha sobrinha e disse que era para que eu customizasse do jeito que eu quisesse.
          Pirei!
          Na primeira camiseta fiz a Branca de Neve estilizada. A partir de um desenho, eu fiz os moldes em papelão e para cada cor, um molde.
          Recortei cada cor no feltro e depois fui montando as peças, com uma costura simples, apenas alinhavado, antes de costurar a figura na camiseta.
          Para cada cor de feltro, usei uma linha da mesma cor, eu queria que ficasse discreto.
          Depois que montei toda a figura, com bordado e tudo, costurei a figura na camiseta, na mão.
          Para dar um charme, passei uma fita azul na gola e custurei umas flores simples com feltro e tule, nas cores da roupa da Branca de Neve.



           Na segunda camiseta fiz o Totoro, que é um personagem de uma Animação Japonesa dos estúdios Ghiblin, que ela adora.
           Eu não tinha feltro cinza, mas tinha um pedaço de um tecido que é usado para capa de tábua de passar roupa e foi o que usei.
           Fiz no mesmo esquema que da Branca de Neve, cortei o molde, depois montei a figura e costurei na camiseta, colocando um pouco de manta acrílica por dentro para focar fofinho.
           A menininha sentada em cima da barriga dele e os detalhes da paisagem, achei que ficaria melhor, só bordar.

         A última camiseta foi mais trabalhosa e demorada.
         Montei toda a figura na mesma técnica que os anteriores, só deixei o cabelo por último, porque resolvi bordá-lo.
         Bordei também as letras, o gato, a chave, a linha e a agulha.
         O bordado foi feito por último e foi o que deu mais trabalho, principalmente o cabelo.
         Mas, acho que o resultado foi muito bom!
         Minha sobrinha e minha cunhada adoraram as camisetas e a do Totoro fez tanto sucesso, que vou ter que fazer uma para o meu marido também, que simplesmente ama o Totoro.



Dia das Mães




 Dia das Mães

No segundo domingo de maio comemora-se o dia das mães.

A data surgiu em virtude do sofrimento de uma americana que, após perder a mãe, passou por um processo depressivo. As amigas mais próximas de Anna M. Jarvis, para livrá-la de tal sofrimento, fizeram uma homenagem para sua mãe, que havia trabalhado na guerra civil do país. A festa fez tanto sucesso que em 1914, o presidente Thomas Woodrow Wilson oficializou a data, e a comemoração se difundiu pelo mundo afora.

As mães são homenageadas desde os tempos mais antigos. Os povos gregos faziam uma comemoração à mãe dos deuses, Reia. Na Idade Média os trabalhadores que moravam longe de suas famílias ganhavam um dia para visitar suas mães, que os ingleses chamavam de “mothering day”.

Mãe é a mulher que gera e dá à luz um filho, mas também pode ser aquela que cria um ente querido como se fosse sua geradora, dando-lhe carinho e proteção.

As mães merecem respeito e muito amor de seus filhos, pois fazem tudo para agradá-los, sofrem com seus sofrimentos e querem que estes estejam sempre bem.

Com o passar dos anos, o dia das mães aqueceu o comércio de todo o mundo, pois os filhos sempre compram presentes para agradá-las e para agradecer toda forma de carinho e dedicação que recebem ao longo da vida.

Nas diferentes localidades do mundo, a comemoração é feita em dias diferentes. Na Noruega é comemorada no segundo domingo de fevereiro; na África do Sul e Portugal, no primeiro domingo de maio; na Suécia, no quarto domingo de maio; no México é uma data fixa, dia 10 de maio. Na Tailândia, no dia 12 de agosto, em comemoração ao aniversário da rainha Mom Rajawongse Sirikit. Em Israel não existe um dia próprio para as mães, mas sim um dia para a família.

No Brasil, assim como nos Estados Unidos, Japão, Turquia e Itália, a data é comemorada no segundo domingo de maio. Aqui, a data foi instituída pela associação cristã de moços, em maio de 1918, sendo oficializada pelo presidente Getúlio Vargas, no ano de 1932.

Fonte: http://www.brasilescola.com/datacomemorativas/dia-das-maes.htm
           Por Jussara de Barros, graduada em Pedagogia