Quem sou eu

Minha foto
São Paulo, São Paulo, Brazil
Cartões e Convites personalizados, lembranças para casamentos e afins... Artesanato em papel em geral. Bordado em pedrarias e customização de roupas.

segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

Dia dos Namorados ou Dia de São Valentim


Casal de pombinhos em íris folding
 

          O Dia dos Namorados ou Dia de São Valentim é uma data especial e comemorativa na qual se celebra a união amorosa entre casais sendo comum a troca de cartões e presentes com simbolismo de mesmo intuito, tais como as tradicionais caixas de bombons. No Brasil, a data é comemorada no dia 12 de junho. Em Portugal também acontecia o mesmo até há poucos anos, mas atualmente é mais comum a data ser celebrada em 14 de Fevereiro.

           A história do Dia de São Valentim remonta a um obscuro dia de jejum tido em homenagem a São Valentim. A associação com o amor romântico chega depois do final da Idade Média, durante o qual o conceito de amor romântico foi formulado.

           O bispo Valentim lutou contra as ordens do imperador Cláudio II, que havia proibido o casamento durante as guerras acreditando que os solteiros eram melhores combatentes.
Além de continuar celebrando casamentos, ele se casou secretamente, apesar da proibição do imperador. A prática foi descoberta e Valentim foi preso e condenado à morte. Enquanto estava preso, muitos jovens lhe enviavam flores e bilhetes dizendo que ainda acreditavam no amor. Enquanto aguardava na prisão o cumprimento da sua sentença, ele se apaixonou pela filha cega de um carcereiro e, milagrosamente, devolveu-lhe a visão. Antes da execução, Valentim escreveu uma mensagem de adeus para ela, na qual assinava como “Seu Namorado” ou “De seu Valentim”.

             Considerado mártir pela Igreja Católica, a data de sua morte - 14 de fevereiro - também marca a véspera de lupercais, festas anuais celebradas na Roma antiga em honra de Juno (deusa da mulher e do matrimônio) e de Pan (deus da natureza). Um dos rituais desse festival era a passeata da fertilidade, em que os sacerdotes caminhavam pela cidade batendo em todas as mulheres com correias de couro de cabra para assegurar a fecundidade.

              Outra versão diz que no século XVII, ingleses e franceses passaram a celebrar o Dia de São Valentim como a união do Dia dos Namorados. A data foi adotada um século depois nos Estados Unidos, tornando-se o The Valentine's Day. E na Idade Média, dizia-se que o dia 14 de fevereiro era o primeiro dia de acasalamento dos pássaros. Por isso, os namorados da Idade Média usavam esta ocasião para deixar mensagens de amor na soleira da porta do(a) amado(a).

              Atualmente, o dia é principalmente associado à troca mútua de recados de amor em forma de objetos simbólicos. Símbolos modernos incluem a silhueta de um coração e a figura de um Cupido com asas. Iniciada no século XIX, a prática de recados manuscritos deu lugar à troca de cartões de felicitação produzidos em massa. Estima-se que, mundo fora, aproximadamente mil milhões (Portugal) (um bilhão no Brasil) de cartões com mensagens românticas são enviados a cada ano, tornando esse dia um dos mais lucrativos do ano. Também se estima que as mulheres comprem aproximadamente 85% de todos os presentes no Brasil.

               O dia de São Valentim era até há algumas décadas uma festa comemorada principalmente em países anglo-saxões, mas ao longo do século XX o hábito estendeu-se a muitos outros países.

               No Brasil, a data é comemorada no dia 12 de Junho por ser véspera do 13 de Junho, Dia de Santo Antônio, santo português com tradição de casamenteiro.

               Tudo começou com uma campanha realizada em 1949 pelo publicitário João Dória - na época na Agência Standard Propaganda - sob encomenda da extinta loja Clipper.
Para melhorar as vendas de junho, então o mês mais fraco para o comércio, e com o apoio da confederação de Comércio de São Paulo, instituiu a data com o slogan: 

"Não é só de beijos que se prova o amor".

                 A Standard ganhou o título de agência do ano e a moda pegou, para a alegria dos comerciantes. Desde então, 12 de junho se tornou uma data especial, unindo ainda mais os casais apaixonados, com direito a troca de presentes, cartões, bilhetes, flores, bombons....uma infinidade de opções para se dizer "Eu Te Amo!".

                 Nem todos os países comemoram o dia dos namorados como nós fazemos. Na Itália, as pessoas fazem um grande banquete no dia 14 de Fevereiro. Na Inglaterra, as crianças cantam canções a recebem doces e balas de frutas de seus pais. E na Dinamarca, as pessoas mandam flores prensadas umas às outras, chamadas "flocos de neve".

                 Nos Estados Unidos nos dias que antecedem 14 de fevereiro, lojas de cartões, livrarias, lojas de departamentos e drogarias oferecem uma grande variedade de cartões comemorativos chamados Valentines. 

                 Os adultos costumam comprar cartões para acompanhar presentes mais elaborados como doces, flores ou perfumes. Nas escolas as crianças apreciam comprar ou fazer cartões para seus amigos e professores.

                 Como de costume, a maneira dos japoneses comemorarem a data difere em muito do que estamos acostumados no Ocidente.

                 No Japão é imprescindível comprar um presente e entregá-lo em mãos.
                 O presente é à base de chocolate. 
                 Detalhe: apenas as mulheres oferecem o presente a seus namorados (nesta data).
                 E não ganham nada de retorno, apenas homens ganharão seus chocolates.

                 Seja o chocolate em barras (em versão mais caprichada e decorada). Ou bombons. Pode ser um pequeno bolo decorado de chocolate.

                 As mais criativas (e talvez muito apaixonadas e um tanto endinheiradas) presenteiam com sapatos "cor de chocolate", camisas, carteiras, agendas em forma de chocolate, licores de chocolate, etc.
                 Mas não deixam de incluir no presente algum chocolate.
                 Jantares e os etceteras acontecem depois de ofertados os presentes.

                 Além das japonesas presentearem o namorado com chocolate, é costume também oferecer alguns "Giri-choko" (guiri tchôco,
義理チョコ) para seus amigos mais íntimos, colegas de escola, professores, chefes, parentes queridos.
                 O Giri-choko é o chocolate que representa uma demonstração de carinho, amizade, admiração e agradecimento.

                 Há também o "chocolate do amigão", o Tomo-choko (Tômo Tchoko,
友チョコ), é oferecido para os amigos mais queridos.
                 Nenhum homem fica triste porque não recebeu um chocolate. 
                 Independente de estar solteiro ou casado sempre ganhará chocolates de suas amigas ou companheiras de trabalho.
                 E pode-se oferecer um chocolate bem caprichado para um paquera, como se fosse uma declaração velada de amor, um pedido de namoro não-verbalizado.
                 Este chocolate é chamado de "Honmei-choko" (Ron mei Tchôko,
本命チョコ), o chocolate do "favorito".
                 A comemoração do dia dos Namorados foi introduzida no Japão em 1936, pela confeitaria Morozoff, na cidade de Kobe. 
                 Em 1958 a rede de lojas de departamentos Isetan (uma espécie de Mappin' japonês que existe até hoje) popularizou o costume do Dia dos Namorados através de uma massiva campanha publicitária acompanhada de muitas mercadorias em oferta: Dê um presente a quem você ama no dia de hoje.

                 No dia 14 do mês seguinte (março) é a vez dos homens darem chocolates, retribuirem às mulheres os chocolates ganhos. Chocolates brancos (White Day).

                  E pede a etiqueta que a retribuição seja maior (mais cara, mais valiosa e com maior quantidade). 
                  Ou seja, para o homem que ganhou 10 chocolates de 1000 ienes, pode ter a certeza que ele gastará pelo menos o dobro para retribuir... Vale jantar com sobremesa de chocolate e até tratamento de beleza, cosméticos à base de chocolate.

                  Em japonês Dia dos Namorados é "Barentain Dee" (
バレンタインデー), uma pronúncia adaptada da frase original à fonologia da língua japonesa.


Referências
1.                  The History of Valentine's Day (em inglês). History.com, A&E Television Networks. Página visitada em 22 de Fevereiro de 2010.
2.                  History of Valentine's Day (em inglês). Christianity Today International. Página visitada em 22 de Fevereiro de 2010.
3.                  Then Again Maybe Don't Be My Valentine (em inglês). Ted Olsen. Página visitada em 22 de Fevereiro de 2010.
4.                  How Valentine's Day works (em inglês). HowStuffWorks. Página visitada em 22 de Fevereiro de 2010.
5.                  Bruno Hoffmann. João Dória só não criou o Natal. Almanaque Brasil. Página visitada em 14 de fevereiro de 2011.
6.                  14 de Fevereiro é o Dia dos Namorados no Japão (Valentine's Day).

Origem:

Wikipédia, a enciclopédia livre.
http://www.portaldafamilia.org/artigos/texto012.shtml


Nenhum comentário:

Postar um comentário