Quem sou eu

Minha foto
São Paulo, São Paulo, Brazil
Cartões e Convites personalizados, lembranças para casamentos e afins... Artesanato em papel em geral. Bordado em pedrarias e customização de roupas.

quinta-feira, 12 de janeiro de 2012

Cartôes para o Ano Novo Chinês de Iris Folding

Levei 6 horas para fazer, nas medidas 24cm x 16cm

Nas medidas 15cm x 11cm

Nas medidas 16cm x 12cm
              O Ano Novo chinês 4710 ou 2012 no calendário oriental é o Ano do Dragão, que representa o 5º ano no ciclo de 12 anos do zodíaco chinês. Governado pelo elemento Água, cor preta, polaridade Yang, terá início em 23 de janeiro 2012 até 09 de fevereiro 2013. Será um ano de poder, dinheiro e negócios.
              O elemento água ressalta as lideranças, as inovações, a sensibilidade às necessidades dos outros e a diplomacia. O Dragão Água é mais pacífico e age com sabedoria. Na China, o Dragão Celestial simboliza a potência e a benevolência, por isso, os anos do Dragão são considerados benéficos para obter dinheiro com mais facilidade, podendo impulsionar a economia mundial e as fortunas individuais.
             Símbolo do poder e da riqueza, segundo a lenda, o dragão surge do interior da terra para amedrontar a humanidade.
             Os primeiros registros de comemoração do Ano Novo na cultura chinesa são datados de cerca de 2.000 anos. Ao longo da história do povo, lendas e histórias foram moldando os seus hábitos e criaram uma série de tradições que são seguidas até hoje.

             Os preparativos para a passagem do ano começam alguns dias antes da sua chegada. No 23º dia do último mês lunar, os chineses fazem oferendas ao Deus da Cozinha: doces, água e grãos de soja são postos aos pés da sua imagem. Responsável pela prosperidade da família, esse deus é uma espécie de mensageiro, que vem visitar as casas chinesas antes do Ano Novo para registrar as coisas boas e ruins feitas pelos seus moradores e levar seu relatório ao Imperador dos Céus, que decidirá então o que será reservado para aquela família durante o ano vindouro.

             É costume também deixar a casa bastante limpa, se possível até pintá-la, para receber as coisas novas que chegam com o ano que se aproxima e deixar o que é velho e passado para trás. Cola-se também nas portas e janelas das casas papéis vermelhos com dizeres auspiciosos em dourado, os Tao Fu, com intenção atrair felicidade e proteger os que ali moram.

             O vermelho e o dourado, aliás, são as cores oficiais da data, responsáveis por trazer boa sorte àqueles que as usam, principalmente em roupas novas.

             Esta tradição tem origem numa lenda antiga que nos conta que na China antiga existia um monstro devorador de pessoas chamado Nian. Ele hibernava durante todo o ano e a cada 12 meses ele acordava e saía caçando pessoas para comer. Por ele ser sensível a ruídos e barulhos altos, os chineses passaram a usar fogos de artifício nesta noite para assustá-lo. Também a cor vermelha lhe era agressiva, razão pela qual se utiliza muito o vermelho nas comemorações do Ano Novo. A expressão “celebração do ano novo”, em chinês, é Guò Nián, que significa literalmente “a passagem de Nian”.


           Como no Ocidente, os chineses costumam reunir a família em torno de uma mesa farta na noite da véspera do Ano Novo. Os pratos são preparados com antecedência e o cardápio é composto por mariscos, legumes, peixe e galinha, estes dois últimos sempre servidos inteiros para que nada falte no ano que chega. Após a meia noite, todos comem um bolinho chinês cozido que tem sua versão japonesa mais conhecida pelos ocidentais: o guioza.

           Outra tradição bastante comum é os mais velhos presentearem as crianças e jovens solteiros com dinheiro. A quantia é entregue dentro de um envelope vermelho, que não deve ser aberto na frente de quem o está oferecendo.

           Um outro costume é colocar desejos escritos com tinta preta em tiras de papel vermelho na porta de entrada. O preto representa a água e a sabedoria; e o vermelho, o fogo e o sucesso. Segundo o dito popular Quando um pingo de água cai sobre o fogo, acontece uma ebulição; e é por ebulição que todas as coisas acontecem. Os desejos devem ser escritos por criativos e competentes calígrafos, de forma poética e metafórica para poder trazer sorte e realização.

          Uma forma variada deste costume é o Espalhar da Primavera onde as pessoas escrevem em um papel vermelho com uma letra bem bonita o seu pedido sincero e de boas intenções. Este pedido deve sempre visar o bem, não pode ser egoísta e nunca visar prejudicar alguém. Depois de mentalizar o pedido realizado, o papel é pendurado na janela ou porta, com uma linha ou fita vermelha, para que os ventos possam levar e trazer o pedido.

          A festa continua durante toda noite com queima de fogos, jogos e brincadeiras e só termina ao amanhecer do novo ano.

          No primeiro dia do ano as pessoas dedicam-se a visitar parentes e amigos mais próximos. As comemorações seguem um calendário de atividades diárias que termina no 15º dia do mês, quando então acontece a Festa das Lanternas. O período todo de festejos é conhecido como Festival da Primavera.

Fontes:
http://viagem.uol.com.br/ultnot/2006/01/26/ult2445u1450.jhtm
http://www.taoismo.org/modules/smartsection/item.php?itemid=30
http://www.stum.com.br/conteudo/conteudo.asp?id=4279
http://www.vitrinedacosta.com/2011/12/horoscopo-chines-2012-no-calendario.html

Um comentário:

  1. Oi Zi!

    Eu adorei esse post. Parabéns pelos cartões, e muito obrigada por divulgar essa pesquisa tão cuidadosa!

    ResponderExcluir