Quem sou eu

Minha foto
São Paulo, São Paulo, Brazil
Cartões e Convites personalizados, lembranças para casamentos e afins... Artesanato em papel em geral. Bordado em pedrarias e customização de roupas.

domingo, 10 de fevereiro de 2013

Dia de São Valentim e o Dia dos Namorados


São Valentim

Na verdade, não era um São Valentim, mas vários.  Todos mártires e todos são homenageados em 14 de fevereiro. Voltando na era da Antiguidade, o nome "Valentim" era comum para os meninos. O nome vem da palavra de coragem, um nome apropriado para mártires cristãos.

Mas 14 de fevereiro não é uma celebração de todos os homens Valentim, mas sim,  para uma São em particular, São Valentim de Roma. Ele era um médico e um padre, há alguma evidência de que ele também era um bispo.

No terceiro século, o imperador romano Claudius II, que só reinou sobre o império por 2 anos, mas esses dois anos foram dobrados sobre o poder militar. Claudius II conduziu ataques contra os godos e os gauleses, cada um com sucesso, rápido e decisivo. Claudius II acreditava que os soldados romanos deviam ser homens solteiros, pois acreditava que os homens com esposas estão distraídos com suas obrigações em casa. Isso não fez, no entanto, parar os soldados romanos de se apaixonar e querer casar com as mulheres bonitas do Império do Mediterrâneo.

Padre Valentim em Roma, realizava casamentos para os casais apaixonados, em ousado desafio às ordens do Imperador. Ele também ministrou aos cristãos perseguidos pelo governo romano, desafiando os decretos do Império para fazer a obra do Senhor, não importa o que custou a ele.
E, finalmente, lhe custou a vida.

Padre Valentim foi preso, arrastado para um tribunal romano e ameaçado com a morte se ele não renunciasse à sua fé cristã. Valentim, novamente, corajosamente  e desafiadoramente  em serviço fiel ao Senhor, se recusou a abandonar Jesus Cristo. Ele foi condenado a pauladas e decapitado, indo para sua recompensa eterna em 14 de fevereiro no ano de 269. Ele foi enterrado em um cemitério na estrada perto de onde hoje é Tivoli, onde seu corpo permaneceu até 1836, quando seus ossos foram exumados e transferidos para a Igreja Whitefriar em Dublin, Irlanda, por decreto papal do Papa Gregório XVI.

Alguns historiadores separam São Valentim de Roma e São Valentim de Terni, outros não distinguem as suas histórias. Verdade seja dita, não há uma grande quantidade de dados verificáveis ​​em qualquer outro homem do que as tradições piedosas que confundem suas histórias (e, talvez, algumas das histórias de outros Valentim), os estudiosos, por vezes, têm dificuldade em classificar quem é quem.

Devido ao seu trabalho constante para os pobres, perseguidos, e os jovens apaixonados, São Valentim de Roma é o santo padroeiro dos jovens, noivos, apicultores e casais. Ele é um patrono contra a epilepsia, contra desmaios e contra a praga. Valentim é também o padroeiro dos fabricantes de cartões de felicitações, por razões compreensíveis.

Uma celebração muito antiga pagã chamada Lupercalia era um ritual romano para o deus Lupercus ( Pã), onde sacrificar cães, cabras e sacerdotisas virgens vestais, enquanto alinhando meninas e mulheres jovens a ser publicamente chicoteada por homens essencialmente nuas (cobertas apenas por peles de cabra estrategicamente posicionadas ), tudo para garantir a saúde e fertilidade por mais um ano.

Em Roma, o mês de Fevereiro também era dedicado à Deusa Juno Februata ou Juno Februa. A Sua festa era celebrada a 14 de fevereiro. Ela era a Deusa da “febre” de amor tanto quanto das mulheres e do casamento. Na Sua festa, os homens solteiros participavam dum sorteio tirando bilhetinhos de papel de dentro dum recipiente. Nesses bilhetes estavam escritos os nomes das mulheres solteiras da comunidade. O par mantinha uma relação temporária durante os jogos eróticos que tinham lugar durante o festival, permanecendo juntos durante os doze meses seguintes. Estas práticas davam por vezes lugar a relações duradouras. 

O festival foi cristianizado no século 5, com as práticas pagãs reprimidas, enquanto uma ênfase sobre as vidas de santos piedosos como Valentim, substituindo as práticas carnais de Lupercalia.
Há também a crença que surgiu na Idade Média, que a meio de Fevereiro é onde as aves jovens encontram seus companheiros ao longo da vida, um símbolo apropriado para o amor ao longo da vida do matrimónio cristão, e um conveniente motivo para o dia da festa de um mártir que deu sua vida para casar jovens apaixonados. Então, os homens declarariam para  senhoras o seu amor no Dia de São Valentim.

O Papa Paulo VI tirou o  Dia de São Valentim do calendário universal em 1969. A iconoclastia canônica da década de 1960 teve muitas baixas civis, a maioria dos quais têm sido largamente esquecidos pelo mundo em poucos anos curtos. Mas o complexo Valentim Industrial de floristas, fabricantes de doces, cartões Hallmark, restaurantes italianos e lojas de jóias, preservaram o legado deste santo mais do que os outros que foram quase totalmente esquecidos em uma única geração.

Dia 14 de Fevereiro é Dia de São Valentim. É um dia para celebrar os laços felizes do amor cristão e serviço ao Senhor. Tire um momento para agradecer ao Senhor pelo amor em sua vida, ou que ele lhe mostre a direção para o amor, e para fazê-lo como São Valentim fez na fidelidade constante a Jesus Cristo.

São Valentim, rogai por nós!


            http://adeusanocoracaodamulher.blogspot.com.br/2012/02/juno-februa-honrar-e-celebrar-o-amor.html

Aqui no Brasil, o Dia dos Namorados é comemorado no dia 12 de julho, véspera do dia de Santo Antônio, o santo casamenteiro, mas nada como comemorar o dia dos namorados duas vezes por ano.






Nenhum comentário:

Postar um comentário