Quem sou eu

Minha foto
São Paulo, São Paulo, Brazil
Cartões e Convites personalizados, lembranças para casamentos e afins... Artesanato em papel em geral. Bordado em pedrarias e customização de roupas.

sábado, 9 de fevereiro de 2013

O Carnaval e São Genésio



O Carnaval e São Genésio

Pesquisando sobre o Carnaval, descobri que desde o início, ele tem muito a ver com a comédia e a farsa, ou seja, com o teatro, e eis que encontro um Santo que antes de ser santo foi ator!


São Genésio de Roma

Ele é o santo padroeiro de:
Atores, Palhaços, Comediantes, Convertidos, Dançarinos, Músicos, Epiléticos, Advogados, Gráficas, Estenógrafos, Vítimas de tortura.

Sua história é muito interessante.

Ele nasceu em Arles sob as sombras orientais do império romano a uma classe inferior ou família talvez até mesmo servil. Ele levantou-se a uma posição de sucesso modesto e riqueza no palco, a tal ponto que ele regularmente realizava apresentações para a diversão do imperador Diocleciano que era muito fã do teatro.

A dramática  tinha caído um longo caminho desde os dias de Sófocles e Plauto; principalmente consistia em farsas grosseiras que o público a contragosto ficava esperando por uma garota dançando nua subir ao palco, tirando suas roupas e simulando um ato sexual. (E se eles eram realmente de sorte, não seria simulado em tudo!) Parte da razão pela qual trupe Genesius "era tão popular com o imperador foi que a maioria de seus mimos, satirizavam o cristianismo.

Um dia Genésio está realizando uma cena em que ele é um homem em seu leito de morte para receber o sacramento do batismo. Ele está no meio de recitar suas falas, quando, de repente, ele simplesmente pára, olha vagamente por um tempo e, finalmente, volta a si e começa a assimilar o que viu: um par de anjos que desceram do céu em glória ofuscante com um livro cheio de seus pecados escritos em sangue. Ele implora por perdão e os anjos então procedem a batizá-lo com o espírito para que ele possa se tornar um verdadeiro cristão. Um bom exemplo da máxima, "Cuidado com o que você finge ser ou você pode apenas tornar-se ele," se alguma vez houve uma.

Tendo tido o seu entretenimento arruinado Diocleciano fica regiamente furioso e seu prefeito pretoriano, tortura Genésio  em um esforço para forçá-lo a renunciar a Jesus. Porque esta é a hagiografia, Genésio resiste punições cada vez mais horripilantes e improváveis, antes de finalmente ser morto.

Sendo assim martirizado com a decapitação.

  Sobre o Carnaval



Carnaval é uma festa que se originou na Grécia em meados dos anos 600 a 520 a.C.. Através dessa festa os gregos realizavam seus cultos em agradecimento aos deuses pela fertilidade do solo e pela produção.

 Passou a ser uma comemoração adotada pela Igreja Católica em 590 d.C.É um período de festas regidas pelo ano lunar no cristianismo da Idade Média. O período do carnaval era marcado pelo "adeus à carne" ou do latim "carne vale" dando origem ao termo "carnaval". Durante o período do carnaval havia uma grande concentração de festejos populares. Cada cidade brincava a seu modo, de acordo com seus costumes. O carnaval moderno, feito de desfiles e fantasias, é produto da sociedade vitoriana do século XIX. A cidade de Paris foi o principal modelo exportador da festa carnavalesca para o mundo. Cidades como NiceNova OrleansToronto e Rio de Janeiro se inspirariam no carnaval parisiense para implantar suas novas festas carnavalescas. Já o Rio de Janeiro criou e exportou o estilo de fazer carnaval com desfiles de escolas de samba para outras cidades do mundo, como São PauloTóquio e Helsinque.
 
carnaval do Rio de Janeiro está atualmente no Guinness Book como o maior carnaval do mundo, com um número estimado de 2 milhões de pessoas, por dia, nos blocos de rua da cidade. Em 1995, o Guinness Book declarou o Galo da Madrugada, da cidade do Recife, como o maior bloco de carnaval do mundo.

História e origem
A festa carnavalesca surgiu a partir da implantação, no século XI, da Semana Santa pela Igreja Católica, antecedida por quarenta dias de jejum, a Quaresma. Esse longo período de privações acabaria por incentivar a reunião de diversas festividades nos dias que antecediam a Quarta-feira de Cinzas, o primeiro dia da Quaresma. A palavra "carnaval" está, desse modo, relacionada com a ideia de deleite dos prazeres da carne marcado pela expressão "carnis valles", que, acabou por formar a palavra "carnaval", sendo que "carnis" em latim significa carne e "valles" significa prazeres.

Em geral, o carnaval tem a duração de três dias, os dias que antecedem a Quarta-feira de Cinzas. Em contraste com a Quaresma, tempo de penitência e privação, estes dias são chamados "gordos", em especial a terça-feira (Terça-feira gorda, também conhecida pelo nome francês Mardi Gras).
 O termo mardi gras é sinônimo de Carnaval.

O Carnaval de Veneza, Itália

O carnaval da Antiguidade era marcado por grandes festas, onde se comia, bebia e participava de alegres celebrações e busca incessante dos prazeres. O Carnaval prolongava-se por sete dias nas ruas, praças e casas da Antiga Roma, de 17 a 23 de dezembro. Todas as actividades e negócios eram suspensos neste período, os escravos ganhavam liberdade temporária para fazer o que em quisessem e as restrições morais eram relaxadas. As pessoas trocavam presentes, um rei era eleito por brincadeira e comandava o cortejo pelas ruas (Saturnalicius princeps) e as tradicionais fitas de lã que amarravam aos pés da estátua do deus Saturno eram retiradas, como se a cidade o convidasse para participar da folia.
No período do Renascimento as festas que aconteciam nos dias de carnaval incorporaram os bailes de máscaras, com suas ricas fantasias e os carros alegóricos. Ao caráter de festa popular e desorganizada juntaram-se outros tipos de comemoração e progressivamente a festa foi tomando o formato atual.
Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Carnaval

Nenhum comentário:

Postar um comentário